domingo, 25 de novembro de 2012

Coração agradecido



Um coração agradecido é um coração feliz!

“A gratidão libera a plenitude da vida. Ela transforma o que temos em suficiente e muito mais. Transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Pode transformar uma refeição num banquete, uma casa num lar, um estranho num amigo.”
                                                                               Melody Beattie

Certo dia, enquanto folhava um livro encontrei esse pensamento, o que me fez refletir que com frequência falamos a palavra gratidão, mas muitas vezes não entendemos a profundidade dessa palavra.  
A gratidão libera a plenitude da vida, porque ela expande nosso coração. A gratidão nos faz ver os detalhes do nosso dia-a-dia, das coisas simples com as quais nos alegramos, e talvez o principal, faz-nos valorizarmos as pessoas que Deus colocou em nossa vida. A gratidão aumenta nossa capacidade de desfrutar a vida.   

Quando somos gratos, ficamos contentes e cheios da paz. Paz esta que apenas Deus pode prover. Quando nosso coração é repleto de gratidão, somos agradecidos por tudo o que temos, o que impede a amargura e a ganância.                      Somente Deus pode nos preencher. Quando procuramos Deus em primeiro lugar, ficamos livres para doar mais de nós mesmo às pessoas de nossa vida.     
Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?” (Salmo 116.12)
 Um coração agradecido deve fazer parte da vida dos filhos de Deus. É nas tempestades do alto mar que precisamos demonstrar nossa confiança na presença de Jesus e gratidão pelo Seu cuidado.                                                                    
Na expressão do Salmo 12 encontramos a maneira certa de manter um coração agradecido. O salmista reconhecia que se não fosse o Senhor, sua vida estaria destruída. Daí a pergunta: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?”
Um coração agradecido é sinal de reconhecimento do favor de Deus. Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias. É crendo nesta promessa que podemos encontrar sossego, tranquilidade e serenidade para lidar com as tempestuosas circunstâncias da vida.
Que melhor maneira de gratidão do que esta de reconhecer o plano de Deus em nos salvar? Reconhecendo que o plano de Deus é alcançar nossa vida para a eternidade com Ele.
Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão (Cl 2.6-7).
Talvez neste momento de sua vida, você esteja com a sensação que vai haver dias cheios de dificuldades. A Bíblia nos conta sobre homem com uma vida de crises depressivas por causa das revelações que Deus lhe deu, embora com o coração abalado, ainda se mantinha grato a Deus. Para mostrar que a sua esperança estava na salvação e não na solução de problemas, com o coração de tal maneira esperançoso ele deu graças a Deus dizendo: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Deus Eterno e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor, o Deus Eterno é a minha força Ele torna o meu andar firme…” (Hc 3.17-19).
A amargura não permite que o coração confie na fidelidade divina e a consequência imediata de um coração aborrecido é que ele não abre espaço para gratidão. Com o coração sem gratidão, a alegria desaparece, a paz se ausenta, o ânimo é furtado e as menores dificuldades se tornam problemas graves e insolúveis. Assim é o dia-a-dia de uma pessoa ingrata!
A pessoa grata aprendeu a depender de Deus, tem confiança no seu amor e na sua misericórdia. A sua confiança nas promessas de Deus enche-lhe o coração de gratidão. Com o coração cheio de esperança a pessoa dará graças e louvará a Deus seja lá qual for à situação que estiver vivendo.
 Para as pessoas de coração grato, o hoje é um bom dia porque ele é uma promessa! Se ultimamente, os dias da semana parecem recobertos de uma névoa, é sinal de que você precisa instalar a gratidão a Deus em seu coração.
Experimente começar ou terminar o seu dia agradecendo a Deus pelo cuidado que Ele tem por você. A virtude da gratidão se alcança com o exercício dela. Agradeça a Deus por mais um dia de vida, pelo pão, por sua família, por seu emprego, pelo perdão... Você descobrirá que tem mais motivos de gratidão do que imagina.
 Que o Espírito Santo, fiel Consolador o ajude a ter um coração permanentemente grato a Deus.

                                         
                                                              Cristiani Razoto da Silva Taborba        
                                   

Um comentário:

  1. Deus seja louvado por esse texto. É verdade, muitas vezes o motivo de estarmos tristes ou desanimados é a falta de gratidão, ou seja, o esquecimento das bençãos de Deus em nossas vidas. Deus te abençoe e ilumine cada dia mais, Cristiani!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário