terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dinâmica da Comunicação – Para dialogar sem brigar


Dinâmica da Comunicação – Para dialogar sem brigar
Essa dinâmica poderá ser usada no primeiro estudo da lição Mensagens & Meditações

 Tem o objetivo de ajudar os casais que não conseguem conversar, é simples e eficiente.
Material: Um objeto qualquer. Vamos usar, para exemplificar, uma colher de pau.
1.      Quem tiver a colher nas mãos pode falar à vontade, sem interrupções, por 3 minutos. Quando terminar passa a colher e o “direito de falar” para o cônjuge. Quem não está com a colher e não tem o direito de falar e deve apenas ouvir.
2.      Ao receber a colher, a segunda pessoa repete tudo o que ouviu, encerrando com a pergunta: “Consegui captar o que você quis dizer?” Devolve a colher e o “direito de falar”, para a primeira pessoa.
3.      Ao ter novamente a colher, a primeira pessoa afirma que se sentiu ou não compreendida, esclarecendo qualquer ponto ainda duvidoso.  Devolve a colher para a outra repetir o passo 2 até que a primeira se declare satisfeita.
4.      Após a primeira pessoa declarar sua satisfação por haver sido compreendida, a segunda pode dizer o que quiser (passo 1) e o ciclo se repete com os papéis invertidos. Repete-se o processo pelo tempo necessário, seguindo rigorosamente as regras, sem falar enquanto não segurar a colher e sempre recapitulando o que o outro disser.

A comunicação é a artéria do relacionamento conjugal. Uma vez obstruída pode levar o casamento a um infarto ou causar um derrame, ou outros males.
“A boa comunicação é a chave para a conquista que todos que se casam desejam: 
Amar e ser amados.”

Um comentário:

  1. Olá,gostei muito da revista mensagens e meditações ''Família meu maior bem'', essa revista com certeza trara muitas bençãos aos casais e a família.Desejo que todas as irmãs sejam grandemente abençoadas .

    '' Porque Eu o Senhor teu Deus, te tomo pela mão direita e te digo: não temas que eu te ajudo'' Isaias 41:13

    Iraci-Presidente da união feminina
    Cerejeiras-Rondônia

    Abraços..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário